Antigamente, era comum acreditar que o papel da Gestão de Recursos Humanos era manter as funções de pessoal alinhadas às políticas de administração segmentada, visando exclusivamente os benefícios para a empresa. Porém, ao longo dos últimos anos, muitos especialistas demonstraram como a gestão da força de trabalho de uma organização vai muito além disso.
Superando a simples administração de sistemas burocráticos e políticas ineficientes de controle, hoje sabemos como boas práticas de gestão de pessoas e retenção de talentos são essenciais quando o assunto é atingir os objetivos de um negócio e crescer.
Com isso, ficou claro que uma empresa prospera exatamente por causa de seus funcionários e assim a função do RH mudou – e muito. De modo geral, o gestor de Recursos Humanos atual precisa se transformar para se alinhar com as práticas de visão de futuro e isso inclui novas estratégias de liderança executiva e uma visão aberta ao pensamento moderno para aumentar a lucratividade da empresa e a satisfação de seus funcionários.
Neste sentido, o papel do gestor de Recursos Humanos na atualidade está mais ligado à construção de uma cultura empresarial sustentável do que propriamente ao viés mais burocrático de entrevistar, contratar, pagar funcionários e lidar com benefícios diariamente.
Sendo assim, o trabalho do gestor de RH moderno deve andar em paralelo às necessidades de uma organização em constante mudança, já que as empresas mais bem-sucedidas do mercado estão se tornando cada vez mais adaptáveis, resilientes, rápidas para mudar de direção e centradas nas pessoas.
Quer saber mais sobre o papel do gestor de Recursos Humanos e compreender quais os principais desafios para esse profissional na atualidade? Então acompanhe nosso artigo e confira como um gestor de RH se destaca no mercado.
O que é Gestão de Recursos Humanos e qual o papel do profissional?
A Gestão de Recursos Humanos é o setor responsável por planejar e alcançar os objetivos organizacionais. Em suma, os profissionais envolvidos no gerenciamento de RH geralmente atuam para identificar, preparar e executar metas de negócios de alto nível, sempre considerando o potencial humano por trás da força empresarial.
De modo geral, o conceito emprega uma abordagem abrangente para gerenciar o ativo mais valioso de uma organização: sua força de trabalho. Por isso, o papel do RH abrange todas as questões relacionadas às pessoas, como contratação, treinamento, remuneração, bem-estar, benefícios, comunicação, administração, segurança e muito mais.
Na realidade, o gestor de Recursos Humanos tem a responsabilidade final de preservar a relação empregador-empregado por meio de estratégias eficazes de relacionamento, gerenciamento e administração da força de trabalho. Com isso, é sua função desenvolver estratégias eficazes de relacionamento com os funcionários, principalmente quando o assunto é garantir o bem-estar geral dos colaboradores e a saúde da empresa.
Também é função dos gestores de RH garantir que os funcionários tenham um ambiente de trabalho seguro, diverso, próspero e livre de discriminação e assédio. Além disso, o profissional atua como um parceiro estratégico da empresa, um colaborador em constante aprendizado e um mentor de mudanças, o que exige que ele tenha as seguintes competências e habilidades:
- Visão estratégica;
- Empatia;
- Perfil de liderança;
- Proatividade;
- Capacidade de gerenciar conflitos;
- Habilidade em enxergar talentos;
- Organização;
- Boa adaptabilidade;
- Atualização constante.
Por que a Gestão de Recursos Humanos é fundamental para qualquer negócio?
Como já citamos, um dos ativos mais valiosos de uma empresa ou organização é sua força de trabalho. É um recurso vivo que precisa ser continuamente gerenciado para funcionar de forma eficaz e, por isso, o papel do gestor vai além do processo de contratação.
De modo geral, a gestão de RH desempenha um papel crucial no dia a dia de uma empresa, principalmente quando avaliamos como uma boa estratégia de gerenciamento de pessoal pode ser quantificada pelo sucesso de uma organização.
Hoje em dia, o gerenciamento de Recursos Humanos inclui atender às necessidades de pessoal e manter as condições ideais do local de trabalho, focando seus esforços na administração de uma cultura empresarial saudável e visando os objetivos dos funcionários e da empresa.
Para isso, o gestor utiliza estratégias e procedimentos que se concentram na otimização dos recursos humanos da instituição e isso inclui abordagens que consideram boas práticas de psicologia, gestão de negócios, análise, sociologia e mais.
Como é o curso de Gestão de Recursos Humanos
O curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos é do tipo tecnólogo e possui duração média de 2 anos. Nele, os alunos são preparados para participar de forma proativa no planejamento dos objetivos da empresa, o que permite uma compreensão completa das atividades necessárias para apoiar o crescimento sustentável da organização.
Durante a graduação, o aluno é preparado para atuar como um gestor qualificado e preparado para enfrentar os desafios dos novos modelos de negócios. O curso foca no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para gerir pessoas, integrar setores nas organizações e diferentes segmentos, analisar e reconhecer líderes, compreender melhor as demandas e resultados e ajudar as lideranças a compreender suas necessidades e criar estratégias para alcançar os objetivos da empresa.
Entre as principais disciplinas do curso, temos:
- Teoria geral da Administração;
- Empreendedorismo;
- Contabilidade geral;
- Gestão por competências;
- Matemática financeira;
- Cultura organizacional;
- Atração e seleção;
- Gestão do desempenho;
- Admissão e rescisão;
- Cargos e salários;
- Folha de pagamento;
- E mais.
Se você deseja investir em uma carreira na área de Gestão de Recursos Humanos, venha para a Celso Lisboa e aproveite todas as vantagens da plataforma Liga Online para dar o primeiro passo rumo ao seu protagonismo no setor.
Na Celso, você amplia suas oportunidades no mercado através de um curso totalmente voltado para a sua autonomia. Com uma metodologia voltada para o seu aprendizado individual e vivências coletivas, o curso oferece uma diversidade de experiências acadêmicas de qualidade através do desenvolvimento de projetos baseados em problemas reais.
Venha para a Celso Lisboa e conheça nosso método inovador que te ajuda a construir uma mentalidade visionária e te prepara para enfrentar os desafios do mercado com mais autonomia.