Você é fisioterapeuta e gostaria de ampliar suas oportunidades de carreira? Você sabe bem como funciona o sistema muscular e compreende como as doenças o afetam? Quer ajudar as pessoas aliviando a dor usando tratamentos e terapias práticas? Se sim, então talvez um Curso de Osteopatia pode ser ideal para você.
Na verdade, um osteopata especializado ajudará seus pacientes ao concentrar sua atenção na saúde das articulações, músculos e coluna vertebral, proporcionando um tratamento que visa afetar positivamente os sistemas nervoso, circulatório e linfático do corpo.
Como uma prática manual considerada uma excelente opção de terapia complementar, a osteopatia concentra, tanto o diagnóstico quanto o tratamento, em técnicas e métodos ideais para ajudar pacientes com artrite, dores nas costas, dores de cabeça, cotovelo de tenista, problemas digestivos e problemas posturais. Além disso, o tratamento também pode ajudar nos ciclos de sono e outras condições pré-existentes.
Como osteopata, os profissionais ampliam suas oportunidades de carreira e conquistam cargos de liderança em locais como hospitais, clínicas de reabilitação, clinicas particulares, centros de saúde e organizações comunitárias.
Assim, se você deseja se tornar um osteopata e construir uma carreira na área, então acompanhe nosso artigo e descubra mais detalhes sobre o curso, a profissão e as oportunidades profissionais que um Curso de Osteopatia pode oferecer para você. Confira!
O que é Osteopatia?
A osteopatia é uma terapia manual não invasiva, que visa melhorar a saúde em todos os sistemas do corpo através da manipulação e fortalecimento de toda a estrutura musculoesquelética.
Com isso, um osteopata é um profissional especializado, que investiu em um Curso de Osteopatia, do tipo pós-graduação, para se preparar para utilizar as mãos e restaurar a função normal e a estabilidade das articulações, ajudando assim o corpo a se curar.
Quando utilizada conjuntamente com o tratamento convencional, a atuação do osteopata é fundamental para melhorar a saúde de seus pacientes. Enquanto usam as mãos para tratar o corpo de várias maneiras, eles lançam mão de uma mistura de movimentos suaves e vigorosos, abordando técnicas manuais terapêuticas em sua prática clínica, tais como:
- massagem – para liberar e relaxar os músculos;
- alongamento – para retomar a função de articulações rígidas;
- movimento de articulações – onde suas articulações são movidas através de sua amplitude natural de movimento;
- impulsos de alta velocidade – movimentos curtos e bruscos para a coluna, que normalmente produzem um ruído de clique semelhante a estalar os dedos.
Todas essas técnicas visam reduzir a dor, melhorar o movimento e estimular o fluxo sanguíneo. Além disso, como uma prática não invasiva e, geralmente, não dolorosa – embora não seja incomum sentir dor ou rigidez nos primeiros dias após o tratamento – a osteopatia é uma prática muito valorizada, que compõe o sistema de medicina e ajuda milhares de pacientes em todo o mundo.
Amplamente utilizada como uma forma de detectar, tratar e prevenir problemas de saúde movendo, alongando e massageando os músculos e articulações de uma pessoa, a osteopatia baseia-se no princípio de que o bem-estar de um indivíduo depende do funcionamento harmonioso dos seus ossos, músculos, ligamentos e tecido conjuntivo.
Como utiliza diferentes técnicas de manipulação física, alongamento e massagem, a prática tem o objetivo de aumentar a mobilidade das articulações, aliviar a tensão muscular, reduzir a dor, aumentar o suprimento de sangue para os tecidos e auxiliar o corpo a se curar de condições comuns, tais como:
- dor lombar;
- dor no pescoço não relacionada a lesões;
- dor no ombro e dor no cotovelo (por exemplo, cotovelo de tenista);
- artrite;
- problemas com a pélvis, quadris e pernas;
- lesões esportivas;
- dores musculares e articulares associadas à condução, trabalho ou gravidez;
- e mais.
No Brasil, a osteopatia é reconhecida desde 2001 como uma especialização profissional do fisioterapeuta, segundo a Resolução COFFITO 220°01. Logo, o único profissional reconhecido para a prática em nosso país é o fisioterapeuta e, para atuar como tal, é preciso concluir o curso de pós-graduação na área.
Como é o Curso de Osteopatia?
O curso se Osteopatia é do tipo pós-graduação e tem duração média de 4 anos. Nele, os alunos aprendem a dotar uma abordagem holística e especializada para avaliar, tratar e auxiliar nos cuidados de saúde de seus pacientes.
Durante o curso, os alunos colocam suas habilidades em prática e aprendem, através de uma visão de globalidade da estrutura humana corporal, a desenvolver o diagnóstico-terapêutico manual e sua correlação com todo o corpo humano e em todos os níveis de atenção à saúde.
Através de modernas técnicas manuais, os alunos se preparam para melhorar a circulação e ajudar no tratamento de diferentes condições, sem o uso de medicamentos. Além disso, os profissionais aprendem a não se concentrar apenas na área do problema, mas sim a utilizar técnicas manuais para equilibrar todos os sistemas do corpo e proporcionar uma boa saúde e bem-estar geral.
Os cursos, em si, formam profissionais capazes de identificar e tratar doenças que afetam o sistema musculoesquelético do corpo através de técnicas de energia muscular cientificamente comprovadas, que incluem massagem, alongamento, exercícios e manipulação das articulações e músculos para cortar a causa raiz da doença.
De modo geral, a especialização é ideal para os fisioterapeutas que desejam trazer uma mudança positiva na vida das pessoas, ajudando-as a restaurar a mobilização de seus tecidos e articulações.
Se você deseja investir em uma pós-graduação de qualidade e construir uma carreira na área, venha para a Faculdade Celso Lisboa e comece agora mesmo a dar os primeiros passos rumo ao seu futuro.
Na Celso, você tem acesso às melhores metodologias ativas de ensino através da plataforma LIGA Online, que permite o aprimoramento da aprendizagem de forma cooperativa e colaborativa, rompendo os limites físicos da universidade.
Com uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos reais e processos de avaliação formativa focada no progresso do aluno, a LIGA é uma plataforma que permite o engajamento dos estudantes não só através de materiais e conteúdos relevantes, mas também por meio do aprimoramento de soluções ativas, ideais para o desenvolvimento de competências essenciais para enfrentar os desafios do mercado.
Venha para a Celso Lisboa e comece agora mesmo a dar os próximos passos para a evolução da sua carreira. Conheça nosso curso de Pós-Graduação em Osteopatia e se prepare para o futuro!