O Ministério da Educação (MEC) avalia anualmente a qualidade do ensino superior no Brasil e – através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – divulga cinco indicadores de qualidade de ensino. São eles:
- Conceito Enade;
- Conceito Preliminar de Curso (CPC);
- Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC);
- Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
- Conceito de Curso (CC).
Todos esses índices são obtidos a partir das médias de diferentes critérios de avaliação do MEC e servem como um valioso instrumento para observar a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior do país.
No geral, todas essas avaliações são construídas com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Com isso, cada conceito deve ser avaliado como um indicador de qualidade completo e confiável para escolher a faculdade certa para você.
Vamos falar abaixo sobre eles. Boa leitura.
Avaliação MEC: cursos superiores
Os cursos superiores brasileiros são avaliados pelo MEC por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A avaliação, que é aplicada no início e na conclusão dos cursos ofertados por universidades brasileiras, tem como objetivo mensurar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, habilidades e competências desenvolvidas, além de medir o nível de compreensão e absorção dos temas por parte dos estudantes.
No geral, o Ministério da Educação (MEC) utiliza um parâmetro de notas entre 0 e 5 para determinar a média de todos os componentes avaliados, levando em consideração não só o desempenho dos alunos como também as instalações e infraestrutura da instituição, o número de professores mestres e doutores pertencentes ao quadro de docentes e outros recursos.
Com isso, o MEC avalia e dá ao curso uma nota, que pode variar de 0 a 5, e estabelece a média do curso em questão naquela instituição de ensino. Esse índice serve de base para a geração de três relatórios: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Conceito Enade
O Conceito Enade é calculado a partir do relatório de desempenho dos estudantes, obtido através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele é dividido em dois polos, avaliados de três em três anos. São eles:
- Conceito Enade Faixa: média de 0 a 5 aplicada a todos os componentes avaliados;
- Conceito Enade Contínuo: valor arredondado do Conceito Enade Contínuo – ou seja, se uma instituição tiver nota inferior a 3,945, o valor do Conceito Enade será quatro.
Lembrando que essa avaliação serve de base para calcular o Conceito Preliminar do Curso e, por isso, é fundamental para as instituições. Caso a universidade não realize o Enade, ela obrigatoriamente receberá uma visita de técnicos do MEC para avaliar pessoalmente o quadro.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O CPC é um indicador mais amplo e tem como objetivo medir a qualidade de cursos de graduação presenciais e a distância no Brasil. Ele também é calculado anualmente – sempre no ano posterior ao da realização do Enade – e avalia estudantes, professores e recursos utilizados durante o curso de graduação ministrado pela instituição.
O indicador usa como base diversos componentes para calcular a nota aplicada (de 0 a 5). São eles:
- A nota do Enade;
- O corpo docente da instituição;
- O desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD);
- O questionário do estudante no Enade – Condições do Processo Formativo.
Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)
Sabe quando as universidades divulgam que determinado curso é nota máxima no MEC? Então, é do IGC que elas estão falando.
O IGC é o índice mais completo sobre cursos superiores disponibilizado pelo MEC, já que é ele que avalia a qualidade de ensino das instituições de Ensino Superior do País e o valor do curso, considerando também o nível de desenvolvimento dos estudantes e formandos.
No geral, o IGC também aplica notas de 0 a 5, considerando diferentes parâmetros como a distribuição dos alunos de graduação e pós-graduação, uma média dos três últimos CPCs da instituição e a média de avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu.
Ele é um dos grandes parâmetros para os interessados em cursar uma graduação, já que ajuda a identificar quais cursos podem proporcionar as melhores condições de estudos e formação.
Não menos importantes, o IDD e o CC são índices que calculam as características de desenvolvimento e a qualidade da graduação através de avaliadores que observam as instituições de perto.
De forma resumida, esses indicadores tratam de:
- Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): atribui, junto à nota do Enade, as características de desenvolvimento e desempenho dos estudantes desde o ingresso no curso até sua conclusão;
- Conceito de Curso: mede a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura, através de visitas in loco para determinar a qualidade da graduação.
No geral, todas as notas e conceitos acima mencionados são divulgadas anualmente pelo MEC e podem ser consultadas no site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Agora que você sabe quais são os tipos de avaliações do MEC e como utilizá-las para garantir a melhor opção de curso superior para o seu futuro, que tal investir em algumas das melhores e mais conceituadas graduações e pós-graduações do Rio de Janeiro?
Venha para a Celso Lisboa aproveite todas as vantagens de nossos cursos que são nota máxima no MEC: