A concorrência no mercado de trabalho só aumenta, por isso, aqueles que desejam se destacar devem se concentrar em ampliar algumas soft skills fundamentais para crescer.
Muito embora os diplomas de graduação e pós-graduação continuem a ser muito importantes para alcançar oportunidades relevantes no mercado de trabalho, nos últimos anos, o desenvolvimento de habilidades sociais e as soft skills se tornaram uma parte crucial da promoção de uma força de trabalho dinâmica e funcional.
Na realidade, o mercado de trabalho atual está em busca de profissionais dotados de soft skills que estão em alta demanda, como criatividade e liderança, por exemplo, demonstrando como o sucesso profissional na atualidade não depende mais apenas de habilidades técnicas e experiência comprovada.
Atualmente, essas habilidades são extremamente importantes para potenciais contratações de emprego, principalmente quando falamos de algumas competências que antes eram bem pouco levadas em consideração para garantir uma vaga no mercado.
Dessa forma, aquele que deseja se destacar precisa se atentar a algumas aptidões essenciais, capazes de ajudá-lo a se tornar um candidato melhor em busca de uma boa colocação e novas oportunidades.
De modo geral, além de experiência, ferramentas e habilidades técnicas para trabalhar efetivamente em seu campo de trabalho, é essencial que os profissionais da nova era desenvolvam algumas soft skills necessárias para o seu progresso.
Saiba mais sobre o assunto e confira cinco soft skills essenciais para se destacar no mercado de trabalho e ampliar suas chances de conquistar o emprego dos sonhos.
Hard skills X soft skills
Até alguns anos atrás, os profissionais só precisavam ser dotados de boas habilidades técnicas específicas e algum nível de experiência para conquistar um bom emprego. Por exemplo, um engenheiro que dominava competências como matemática e economia, um arquiteto que conhecia a fundo os fundamentos do design e estruturas e um médico que investia constantemente em sua especialização eram considerados talentos inestimáveis para as empresas. Embora essas habilidades, conhecidas como hard skills, ainda sejam muito valorizadas, a partir do século XXI tudo mudou. E muito!
As hard skills, que se referem ao conhecimento e habilidade que um indivíduo precisa para fazer seu trabalho, podem significar a capacidade de realizar seu trabalho com excelência, mas nem sempre garantem resultados positivos quando ampliamos a visão do que uma empresa, uma equipe e um indivíduo precisam para ser produtivo, feliz e ter sucesso a longo prazo. E é aí que entram as soft skills.
Conhecidas como habilidades interpessoais, as soft skills são competências não técnicas que as pessoas precisam para se sair bem em seus trabalhos. Muito embora as habilidades sociais sejam uma necessidade para quem quer se sair bem em qualquer campo, elas são especialmente importantes para os profissionais que desejam progredir em suas carreiras e alcançar cargos de liderança.
Mas, afinal, o que são soft skills?
Quando falamos em soft skills, normalmente associamos o termo a habilidades sociais. Porém, pense nelas como suas habilidades pessoais, usando como exemplo algumas coisas que você faz e que o tornam um ótimo funcionário.
Saia do senso comum das habilidades técnicas necessárias para o trabalho e foque nas suas competências essencialmente pessoais que podem vir naturalmente ou que talvez você tenha adquirido através de algum livro, curso ou palestra utilizada para aumentar essas habilidades.
De modo geral, isso abrange várias habilidades de sobrevivência, como comunicação e habilidades interpessoais, inteligência emocional, qualidades de liderança, habilidade para trabalhar em equipe, boa negociação, gerenciamento de tempo e capacidade de dar e receber feedbacks de forma tranquila e focando no seu crescimento.
O bom das soft skills é que, se você não tiver algumas delas, pode procurar cursos específicos para desenvolver suas habilidades sociais e interpessoais de forma funcional, permitindo que você enriqueça seu currículo e impressione muitos empregadores como um candidato que pode demonstrar um forte conjunto de habilidades indispensáveis.
Embora haja uma abundância de soft skills que vale a pena desenvolver, aqui estão algumas das principais habilidades que os empregadores estão procurando na atualidade. Confira.
Cinco soft skills essenciais para se destacar no mercado de trabalho
1. Comunicação
Boas habilidades de comunicação podem significar muita coisa, desde como você conversa com um cliente e colegas até quão bem você transmite seu ponto de vista em e-mails.
Na verdade, a capacidade de se comunicar bem com clientes e membros da equipe é essencial, e não é apenas quando você está tentando explicar sua visão. Agora que a maior parte da comunicação é feita por meio de e-mails, bate-papos, videoconferências ou teleconferências, fortes habilidades de comunicação são mais críticas do que nunca. Por isso, atente-se a isso.
2. Inovação
O mundo atual nos traz muitos desafios, principalmente no mundo do trabalho. Dessa forma, a última coisa que um empregador quer é um funcionário que veja uma situação desafiadora ou uma nova tarefa e diga: “Não sei o que fazer!”.
Atualmente, os empregadores querem que você pense de forma lógica e criativa para desenvolver soluções para problemas ou obstáculos que surgem na sua função. Eles também esperam que você ajude a ter novas ideias, bem como a resolver problemas existentes de forma inovadora e com entusiasmo.
3. Gerenciamento de tempo
A gestão do tempo significa que você sabe como organizar sua agenda de forma funcional e produtiva, focando seus esforços em realizar seus projetos no prazo e com eficiência.
Neste sentido, sua capacidade de autogestão é sua melhor amiga quando se trata de gerenciamento de tempo. Defina metas diárias e semanais para o que você gostaria de realizar e não tenha medo de bloquear o tempo em seu calendário para se concentrar nesse trabalho.
4. Mentalidade de crescimento
Quando se trata de garantir o sucesso da sua carreira, você precisa ser capaz de crescer e se adaptar às mudanças em seu setor e no mercado de trabalho como um todo.
Com isso, os empregadores sempre buscam profissionais com mentalidade de crescimento, ou seja, motivados a alcançar níveis mais altos de realização, aprendendo continuamente novas habilidades para acompanhar um mercado em constante mudança e adaptáveis e dispostos a ir além das soft e hard skills que você já possui.
5. Inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de perceber, avaliar e responder às suas emoções e às dos outros. Isso significa que você é capaz de pensar com empatia sobre as pessoas ao seu redor e melhorar as relações interpessoais que se desenvolvem no local de trabalho. Ela também é fundamental para ser um funcionário mais colaborativo, afinal, colaborar com os seus colegas de trabalho não é tão fácil quanto parece.
Aprender a confiar nos outros, trabalhar em conjunto e dar e aceitar ideias é uma habilidade à parte, mas que também faz parte do bom desenvolvimento da inteligência emocional. Assim, se você conseguir investir nessa habilidade, estará bem à frente da concorrência.
Agora que você já conhece algumas das soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho atual, que tal unir seu potencial técnico e interpessoal para se desenvolver ainda mais?
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