A Enfermagem do Trabalho é um setor da saúde que vem crescendo à medida que as empresas passam a ter um melhor entendimento e preocupação com o bem-estar de seus colaboradores.
Como enfermeiro encarregado por zelar pela saúde dos funcionários de uma instituição, esse profissional se torna primordial quando o assunto é garantir um ambiente de trabalho mais seguro e onde sejam cumpridas as melhores práticas laborais, a fim de garantir a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar do trabalhador em geral.
Responsáveis por compreender, antecipar e atender às necessidades dos colaboradores e equipes alocadas em seus ambientes de trabalho, esses profissionais prezam pelo atendimento nos campos da segurança, higiene e condições laborais ideais, a fim de conectar as empresas com as políticas públicas específicas do setor e assegurar que todas as leis de segurança do trabalho sejam devidamente cumpridas.
Além disso, um enfermeiro especializado é indispensável para instituições de todos os setores, já que há muitos anos a Lei Trabalhista trata da manutenção da segurança e da saúde dos trabalhadores no ambiente da empresa.
Outra função importante dos enfermeiros que atuam neste setor é a prestação dos primeiros socorros gerais aos funcionários quando necessário, além, é claro, das avaliações de risco de ambientes, maquinários, operações e outros recursos que podem vir a prejudicar ou colocar em risco a saúde dos trabalhadores.
Quer conhecer um pouco mais sobre a tarefa da Enfermagem do Trabalho e descobrir como se especializar em uma das áreas que mais cresce no setor de saúde? Então continue a leitura e confira mais detalhes sobre o mercado, os desafios da profissão e a carreira. Acompanhe.
O que faz um especialista em Enfermagem do Trabalho?
Os enfermeiros do trabalho são contratados por empresas para fornecer serviços básicos de saúde aos seus trabalhadores e isso inclui avaliar os riscos de exposição, auxiliar na recuperação dos funcionários, promover melhores práticas laborais e ainda auxiliar ou prestar os primeiros socorros para colaboradores acidentados dentro do local de trabalho.
De modo geral, seu papel é melhorar os níveis segurança e bem-estar para os colaboradores de uma instituição, além de reduzir os custos gerais de saúde para as empresas.
Com base nas necessidades do mercado, esses profissionais devem se especializar em cursos de pós-graduação para atuar de maneira mais efetiva como um promotor e executor de ações que aprimorem a qualidade de vida dos trabalhadores, utilizando e respeitando sempre os princípios da biossegurança e saúde laboral.
Em suma, é preciso que eles saibam trabalhar em equipe, tenham espírito de liderança, sejam bons observadores e, é claro, tenham excelente conhecimento das políticas públicas de saúde e da cultura da empresa.
Entre as principais funções dos enfermeiros que trabalham neste setor, temos:
- Desenvolver e implementar programas de saúde e segurança no ambiente de trabalho;
- Fornecer atendimento de emergência a trabalhadores acidentados;
- Administrar medicamentos de venda livre aos colaboradores;
- Oferecer atendimento de primeiros socorros às equipes, incluindo a aplicação de bandagens, realização de curativos e processos de imobilização quando necessário;
- Avaliar e encaminhar funcionários para o tratamento médico;
- Melhorar a saúde dos funcionários por meio de programas contínuos e acompanhamentos de saúde;
- Desenvolver estratégias para garantir a melhor performance de acordo com a saúde dos colaboradores;
- Elaborar relatórios sobre a qualidade do ambiente e riscos de segurança;
- Manter uma relação estreita com as equipes e com a gerência;
- Manter e administrar uma área de enfermaria segura, limpa e confortável para atendimento;
- Elaborar projetos pra reduzir acidentes e doenças ocupacionais;
- Construir uma comunicação clara com as equipes a fim de orientar quanto à importância de equipamentos de segurança;
- Promover programas de alimentação saudável e bem-estar;
- Documentar todas as lesões e doenças dos funcionários, mantendo essas informações confidenciais;
- Promover eventos essenciais para a conscientização do corpo de trabalho, como seminários sobre HIV/AIDS, sensibilidade de gênero, planejamento familiar e gerenciamento de estresse.
Como é o curso de Enfermagem do Trabalho?
Ele é do tipo pós-graduação e tem duração média de 6 meses. Nele, os profissionais se preparam e desenvolvem suas habilidades para dominar todas as técnicas e práticas necessárias para zelar pela integridade e saúde dos colaboradores de uma empresa, principalmente dentro de seus ambientes de trabalho.
Preparando os profissionais para atuar com base nas necessidades das empresas de cuidar da saúde em seus quadros de funcionários, o curso fornece disciplinas e técnicas de aprendizado essenciais para capacitar os enfermeiros no aprofundamento das questões relacionadas à saúde do trabalhador, focando em temas como atendimento de emergência em caso de acidentes, saúde laboral, segurança no ambiente de trabalho, EPIs (equipamentos de proteção individual) e boas práticas de proteção à saúde do trabalhador de uma forma mais abrangente.
Nesse sentido, a função dos enfermeiros do trabalho precisa estar alinhada à avalição das condições ambientais, identificação da presença de fatores insalubres, ergonomia e organização do trabalho para aumentar o bem-estar dos colaboradores e diminuir a incidência de acidentes ocupacionais e doenças profissionais ou relacionadas ao trabalho.
Se você deseja se especializar na área e seguir novos rumos na sua carreira, então venha para a Celso Lisboa e aproveite ao máximo todas as vantagens de uma estratégia de ensino inovadora, ideal para te ajudar a ampliar seus horizontes através da plataforma Liga Online.
Na Celso, você pode investir na sua autonomia e aprendizado através de uma metodologia de estudos completa, aproveitando os benefícios de um plano de desenvolvimento focado na evolução da sua carreira.
Conheça nosso curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho – Planejamento e Gestão e dê o próximo passo para conquistar seu sucesso profissional.