Você sabe o que é Engenharia de Segurança do Trabalho? Pois é, muitas pessoas acreditam que manter bons padrões de segurança dentro do ambiente de trabalho é uma tarefa corriqueira e simples, porém, manter um local de trabalho seguro e saudável é essencial não apenas para proteger os trabalhadores contra lesões e doenças – e isso torna o trabalho dos engenheiros de segurança do trabalho indispensáveis para empresas de diferentes setores.
Na verdade, bons padrões de segurança no trabalho são essenciais para reduzir custos corporativos, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores, além, é claro, de elevar o moral dos funcionários.
Com isso, ser responsável pela organização, desenvolvimento, implantação e gerenciamento de projetos essenciais para garantir a saúde e segurança do trabalhador é algo bastante complexo, que exige muita dedicação, altos níveis de conhecimento e, logicamente, muito estudo e atualização.
Em outras palavras, os engenheiros de Segurança no Trabalho têm a tarefa de tornar o local de trabalho o mais seguro possível, através de políticas, comportamentos e precauções que trabalham para limitar os perigos, evitar acidentes e reduzir a incidência de outros tipos de danos em um ambiente de trabalho.
Para atuar na área, é preciso investir em um curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho. Segundo a lei nº 7.410/85, para exercer a profissão na área, é necessário fazer um curso de graduação em Arquitetura ou Engenharia (e isso inclui agrônomos, geólogos e profissionais de áreas afins), mas isso não limita a atuação do profissional essencialmente aos setores em si, já que a função é muito importante para o setor público e para a iniciativa privada, principalmente quando falamos de consultoria, construção civil e demais atuações no segmento industrial.
Acompanhe o nosso artigo e confira mais detalhes sobre os desafios e atuações do profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho. Continue a leitura e conheça as melhores oportunidades para quem investe nessa especialidade e aproveite para conferir como dar esse próximo passo para alavancar sua carreira.
Cinco motivos para investir na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Como já dissemos, os engenheiros de segurança do trabalho são responsáveis por uma infinidade de práticas, projetos e sistemas que visam garantir a segurança do trabalhador, e isso inclui sua saúde, seu conforto e condições favoráveis para que cada indivíduo possa nutrir boas relações com o ambiente e os materiais necessários para o desenvolvimento de suas funções.
De modo geral, os profissionais que atuam com Engenharia de Segurança do Trabalho têm como missão garantir que os procedimentos e processos de segurança sejam executados pela força de trabalho de acordo com a legislação, assegurando assim que as diretrizes de boas práticas e as políticas internas da empresa correspondam às leis e aos níveis mais elevados de segurança.
Como são responsáveis por desenvolver, preservar e implantar projetos favoráveis para criar e manter um local de trabalho seguro, esses profissionais são essenciais para as empresas e indústrias atualmente, fator que abre um leque infinito de vantagens para aqueles que investem na especialização.
Por serem os agentes que monitoram as condições de trabalho e tomam medidas para criar um ambiente que antecipe e controle de riscos, esses profissionais são bastante valorizados e procurados, já que há uma grande demanda que precisa ser suprida de forma qualificada.
Confira cinco motivos básicos para você investir na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho:
- Ampliar suas oportunidades de maximização de ganhos e concretização de uma carreira de sucesso;
- Aumentar as chances de sua carreira ir para um nível mais elevado e conquistar cargos de liderança;
- Melhorar seu conhecimento especializado e perícia, fator que o ajudará a progredir em seu campo de escolha;
- Ampliar suas oportunidades de construir networking em uma variedade de indústrias e carreiras;
- Melhorar seu desenvolvimento pessoal e evoluir em habilidades que o apoiarão na vida cotidiana, como gerenciamento de tempo, pesquisa, apresentação e habilidades de comunicação.
Como é a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho?
O curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho possui duração média de 13 meses e visa formar profissionais qualificados para atuar na prevenção de riscos e minimização de incidentes e acidentes no ambiente de trabalho.
Durante o curso, o aluno tem contato com conteúdos relacionados ao tema, como a segurança de ambientes e os diferentes tipos de doenças do trabalho, além, é claro, de disciplinas e projetos relacionados à prevenção de riscos, ergonomia, proteção contra incêndios e do meio ambiente etc.
Para formar esses profissionais, o curso volta seus objetivos para a compreensão de todo o histórico de segurança de uma empresa, incluindo todos os processos que tornam os engenheiros mais vigilantes para detectar sinais de possíveis acidentes.
Em suma, todos esses temas são vistos sob o ponto de vista da legislação e das normas técnicas vigentes, principalmente quando falamos da atuação desses profissionais em empresas onde a segurança no trabalho é crítica, como fábricas, operações de mineração e praticamente em qualquer lugar onde equipamentos e maquinários pesados são usados.
Dessa forma, o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Faculdade Celso Lisboa visa promover um ambiente de estudos no qual os problemas reais são a base para diferentes estudos de caso, proporcionando aos alunos um contato maior com os desafios reais da profissão.
Nele, os estudantes podem usufruir de uma metodologia inovadora, que visa estimular e trazer muito mais autonomia sobre seu processo de aprendizagem através de conteúdos, materiais didáticos, palestras e fóruns de discussões com temas relevantes e atuais.
Na Celso, a ideia é elevar o aproveitamento do curso e ajudar a construir uma mentalidade inovadora e preparada para enfrentar os desafios do mercado. Por isso, durante a pós-graduação, os alunos podem desenvolver seus projetos individualmente, contando sempre com a mentoria e o auxílio de profissionais qualificados e atuantes no mercado, interagindo também em equipes diversificadas, onde podem trocar experiências, aprender com profissionais de peso e ainda ampliar seu networking.
Participando de projetos baseados em questões reais enfrentadas dentro do setor de segurança do trabalho, o curso apresenta conteúdos abrangentes que refletem a formação de um profissional dotado de uma visão ampla e globalizada para avaliar, com propriedade, todos os procedimentos de trabalho existentes para descobrir áreas onde a segurança pode estar em risco.
O curso é planejado para que o estudante entre em contato com diferentes linguagens e protocolos essenciais para garantir a conformidade com a legislação de saúde e segurança, além de capacitá-lo para elaborar procedimentos e sistemas que devem ser seguidos para limitar o risco de acidentes.
Com isso, o curso prepara o aluno para articular as diversas opções dentro do setor de segurança e saúde do trabalho, considerando os aspectos principais que o tornam capaz de proteger a saúde dos colaboradores, promover a qualidade de vida e prevenir acidentes laborais dentro dos ambientes de trabalho.
Venha para a Celso Lisboa e conheça a metodologia inovadora da nossa plataforma Liga Online. Aproveite todas as vantagens de um plano de estudos especializado através da modalidade digital, com carga horária flexível e disciplinas focadas no desenvolvimento da sua autonomia e evolução.