Se você é apaixonado por esportes, atividades físicas e práticas desafiadoras, como montanhismo, escalada, surf e slackline, com certeza já pensou em cursar uma graduação em Educação Física, não é mesmo?
Ideal para os aventureiros e apaixonados pela saúde e bem-estar que os esportes e as atividades físicas podem oferecer, esses profissionais são responsáveis pelo estudo aprofundado do movimento físico, segurança, saúde e bem-estar, principalmente no que tange o desempenho e a compreensão de habilidades motoras básicas, jogos e atividades de condicionamento físico ao longo da vida.
De modo geral, os profissionais dessa área são comumente associados a uma carreira no setor educacional, como professor, ou no ramo de condicionamento físico, como personal ou treinador. Porém, essas são apenas algumas das atividades relacionadas à profissão, que verdadeiramente oferece um leque bem grande de possibilidades relacionadas à participação em atividades físicas.
Na verdade, há uma gama de carreiras associadas aos profissionais do setor, incluindo esportes, dança e musculação. Afinal, a educação física ajuda a desenvolver e manter a confiança, o bem-estar e as habilidades sociais que podem ser mais difíceis de alcançar por meio de outras disciplinas. Por isso, a atuação desses profissionais apresenta uma infinidade de oportunidades.
Se você se interessa pelo ramo da Educação Física, deve saber que conhecer as carreiras mais populares para o setor pode melhorar suas chances de encontrar o emprego dos sonhos na área.
Obviamente, independentemente de qual carreira em Educação Física você escolha seguir, conhecer seus principais requisitos e responsabilidades pode ter um impacto direto no seu sucesso.
Quer conhecer mais sobre algumas áreas de atuação do profissional de Educação Física? Acompanhe nosso artigo e confira mais detalhes sobre as possibilidades de carreira para os apaixonados pelo setor.
Cinco áreas inovadoras de atuação para o profissional de Educação Física
Trabalhar em um emprego relacionado à Educação Física pode levar a uma carreira de sucesso e é por isso que é tão útil conhecer quais as principais oportunidades de carreira que o setor oferece.
De modo geral, talvez a escolha de carreira mais óbvia para alguém com formação nessa área seja tornar-se um professor. Assim, os graduados na área comumente ensinam e treinam em escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior. Porém, o diploma na área também oferece excelentes oportunidades para trabalhar em outros âmbitos, incluindo gerenciamento esportivo, vendas no varejo, instalações de ginástica, programas esportivos, recreação, acampamentos, clubes esportivos e até mesmo programas comunitários.
Assim, ter um diploma de Educação Física pode dar a você as habilidades para realizar muitos trabalhos que envolvem ensinar crianças, adultos, idosos e atletas a manterem a forma física ou alcançarem novos níveis de condicionamento físico. Para te ajudar, aqui estão cinco oportunidades de trabalho em Educação Física que talvez você não conheça:
1. Instrutor ou professor de dança
Os instrutores de dança normalmente trabalham em estúdios de dança, escolas e programas extracurriculares. Eles ensinam aos seus alunos os princípios básicos do movimento de vários estilos de dança, dependendo de sua especialidade.
Embora trabalhar como instrutor ou professor de dança em um estúdio particular não exija oficialmente um diploma, obter um em Educação Física pode ajudá-lo a melhorar seus conhecimentos e habilidades, ampliando suas chances de conquistar cargos mais elevados e melhorar seus ganhos mensais.
2. Treinador esportivo
Os treinadores esportivos têm a tarefa de treinar jovens ou atletas profissionais, geralmente em um esporte específico, seja em um ambiente escolar ou em clubes e institutos dedicados ao esporte.
Embora um dos indicadores de experiência e conhecimento mais relevantes seja o histórico do treinador na prática do esporte em questão, a graduação em Educação Física pode oferecer um conhecimento mais aprofundado sobre desenvolvimento físico, recuperação física e outros aspectos relacionados ao corpo humano.
3. Jornalista esportivo
Essa você, com certeza, não sabia: os profissionais de Educação Física também podem ser excelentes jornalistas esportivos. Atuando nesse setor, os profissionais criam e entregam conteúdo relacionado a um ou mais esportes, escrevendo sempre sobre um determinado tema relacionado às suas especialidades.
Atualmente, os jornalistas esportivos precisam se colocar em uma boa posição, viajando para vários eventos esportivos, fazendo contatos com profissionais diretamente envolvidos na indústria e realizando pesquisas.
Assim, trabalhar como jornalista esportivo geralmente requer amplo conhecimento sobre um ou mais esportes e educação física em geral. Por isso, muitos desses papéis são assumidos por ex-atletas e outros profissionais do esporte e fitness.
4. Recuperador esportivo
Os recuperadores esportivos são profissionais de saúde contratados por várias instituições, como escolas, faculdades, hospitais, academias de ginástica e equipes esportivas profissionais.
De modo geral, seu papel é diagnosticar e tratar pessoas que sofreram várias lesões musculoesqueléticas e também ensinar vários métodos de prevenção de lesões durante atividades esportivas e funções físicas. Além disso, esses profissionais também avaliam o desempenho de atletas e praticantes de esportes, observando seu desenvolvimento e se cada atividade está sendo feita de modo seguro e funcional.
Atualmente, esses profissionais costumam atuar como elo entre os pacientes e os médicos que os tratam. Além da graduação em Educação Física, esse setor também pode exigir outros diplomas em áreas como Enfermagem, Medicina Esportiva ou treinamento atlético.
5. Pesquisador
Sim, a atuação dos educadores físicos vai muito além das academias. Quando o assunto é o alto índice de empregabilidade na área, o setor de pesquisa é, com certeza, uma das áreas com maior demanda de profissionais na área.
No geral, os profissionais que se dedicam à pesquisa contribuem (e muito) para avanços da profissão, atuando em centros de estudos, instituições médicas, indústrias que se dedicam ao setor e até mesmo empresas que produzem equipamentos e materiais para esportes e atividades.
Além disso, os pesquisadores também contribuem para a formação acadêmica de novos educadores físicos, ampliando o viés teórico do desenvolvimento das práticas e ajudando a implantar inúmeras melhorias e soluções de impacto na saúde da população.
Se você quer garantir as melhores oportunidades para a sua carreira, venha para a Celso Lisboa e comece agora mesmo a dar os próximos passos para a construção do seu futuro na área de Educação Física.
Conheça a nossa metodologia de aprendizagem baseada em projetos reais e processos de avaliação formativa focada no aluno, aproveite as vantagens da plataforma Liga Online e invista agora mesmo no seu futuro profissional.