De acordo com uma pesquisa da Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), os investimentos no mercado de TI devem crescer 14,3% até o fim de 2022. Em contrapartida, a escassez crítica de profissionais do setor ainda é sentida em todo o mundo, mesmo que a expectativa seja de que ela diminua até 2023.
Com os empregos em ocupações de informática e tecnologia da informação projetados para crescer cerca de 13% até 2026 – o que é muito mais rápido do que a média para todas as ocupações –, é esperado que muitas oportunidades se abram para trabalhadores qualificados em tecnologia.
No entanto, à medida que a tecnologia evolui e mais empresas adotam a transformação digital, quais habilidades, soft skills e conhecimentos essenciais um profissional de TI precisa ter para causar impacto no mercado?
Se você também está curioso sobre isso, continue acompanhando este artigo.
Boa leitura!
Sete habilidades indispensáveis para o profissional de TI na atualidade (e no futuro)
Com projeções tão otimistas para o futuro do mercado de TI, aqueles que desejam construir uma carreira de sucesso na área precisam estar preparados para desenvolver uma gama específica de habilidades e soft skills essenciais para o setor.
Obviamente, as hard skills são essenciais para uma carreira tecnológica de sucesso. Atualmente, muitas posições de tecnologia exigem conhecimentos específicos e habilidades técnicas especializadas para desempenhar funções de trabalho cruciais, e isso inclui investimentos tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação.
Todavia, muito embora um trabalho na área de TI exija uma quantidade razoável de habilidades técnicas ensináveis, a verdade é que se destacar no mercado também envolve muitas habilidades sociais que talvez você já possua (ou que talvez possa desenvolver em breve).
No geral, essas habilidades ajudam você a navegar em muitos aspectos da vida, incluindo carreiras em qualquer setor. Especificamente, as habilidades sociais no setor de tecnologia podem fazer a diferença entre um candidato a emprego qualificado e aquele que pode se tornar um líder e um membro valioso da equipe.
Confira algumas delas:
Comunicação
Como um profissional de TI, você precisará se comunicar bem com seus supervisores e colegas para ajudá-los a resolver problemas de tecnologia e aproveitar melhor o poder de suas ferramentas.
Se você quer se tornar um desenvolvedor ou já trabalha em segurança de TI, precisará trabalhar bem em equipes e comunicar bem suas ideias com colegas de trabalho.
Na verdade, a tecnologia não é um campo solitário, apesar de como muitas vezes é retratada. Quase todos os trabalhos de TI exigem boas habilidades de comunicação, tanto verbais quanto escritas – a comunicação por e-mail, por exemplo, provavelmente será uma grande parte do seu trabalho.
Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe é fundamental, pois seja atuando em um escritório com outros programadores, desenvolvendo projetos de segurança da informação em empresas ou criando as novas tecnologias para IoT em laboratórios de TI, você com certeza se beneficiará de boas habilidades de comunicação no futuro.
Domínio em outro idioma
No setor de TI, praticamente todas as informações, códigos, notícias, programas e softwares são em inglês. No geral, isso acontece porque os diferentes processos tecnológicos são globalizados, o que exige domínio de um idioma universal: o inglês.
Na verdade, se você deseja progredir na área de tecnologia da informação, dificilmente conseguirá se não colocar as aulas de inglês em dia e investir realmente nesse aprendizado.
Além disso, o contato de profissionais de TI com a língua inglesa é contínuo, então prepare-se para se tornar fluente nela e, quem sabe, ampliar seus horizontes para o mandarim, espanhol, francês e alemão.
Organização
Muitas carreiras de TI são dinâmicas, dando a você a oportunidade de pular para vários projetos e tarefas diferentes. Com isso, ser multitarefa é uma habilidade importante, no entanto, isso só será útil se você puder se organizar adequadamente.
A capacidade de acompanhar coisas como sua agenda e tarefas diárias é essencial e, portanto, também é preciso ser capaz de dividir e priorizar suas responsabilidades diárias com eficiência.
Se organização e gerenciamento de tempo são fáceis para você, seu papel no setor de tecnologia poderá ser grande.
Habilidades analíticas
Ser analítico oferece uma grande vantagem em TI, pois a expectativa é de que você encontre soluções lógicas para problemas com frequência. Com isso, as habilidades analíticas são essenciais, já que permitem diagnosticar problemas de tecnologia e corrigi-los com celeridade.
O setor exige que você faça coisas como descobrir por que uma linha de código não está produzindo o resultado desejado ou por que um servidor está inativo. Assim, se você tem uma mente analítica, pode até identificar problemas antes que eles surjam ou talvez se sinta compelido a desmontar as coisas para ter uma ideia melhor de como elas funcionam.
Criatividade
A criatividade pode não ser um requisito declarado para todos os trabalhos de TI, mas é um talento útil em muitos deles. Afinal, se magnatas da tecnologia como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Steve Jobs não tivessem sido criativos, eles nunca teriam criado seus produtos inovadores e ideias revolucionárias.
Mesmo que não aspire ser o próximo gênio da tecnologia, seu trabalho na área provavelmente exigirá que você tenha ideias para melhorar processos ou produtos ou para ajudar colegas de trabalho a encontrar soluções inovadoras para seus problemas de tecnologia.
Na verdade, um dos principais requisitos nos trabalhos de TI de hoje é a capacidade de usar a tecnologia de forma criativa para atender a uma necessidade comercial específica ou criar uma solução que ajude a empresa a avançar.
Resolução de problemas
Você gosta de resolver quebra-cabeças? Já passou horas tentando descobrir por que seu computador pessoal, impressora ou telefone não está fazendo o que você quer e se divertiu fazendo isso? Então uma carreira em TI pode ser o seu caminho.
Muitas das habilidades técnicas necessárias para várias carreiras em TI podem ser adquiridas por meio de ajustes e tentativa e erro, portanto, habilidades de resolução de problemas são necessárias para sua entrada no campo.
Interesse em ajudar os outros
Embora a TI não seja tradicionalmente considerada um campo de “ajuda” como medicina ou assistência social, grande parte de quase todo o trabalho de tecnologia envolve ajudar as pessoas, seja criando uma nova tecnologia que facilite a vida delas ou ajudando a descobrir maneiras de contornar os obstáculos tecnológicos.
No geral, os empregos em TI são algumas das melhores oportunidades de carreira para quem gosta de ajudar os outros, principalmente se você deseja mudar a forma como as coisas são feitas na atualidade e auxiliar a construir o futuro.