No mundo todo, milhares de empresas e instituições estão repensando a maneira como trabalhamos e a forma como nos relacionamos com o ambiente de trabalho. Termos como trabalho remoto, home office e trabalho híbrido se tornaram comuns na pandemia da covid-19, que alterou as rotinas estabelecidas e nos trouxe, abruptamente, para uma realidade global de trabalho a distância.
Com essa experiência, muitos funcionários afirmaram que trabalhar de casa os tornou mais felizes e produtivos e que, quando o retorno ao local de trabalho se tornar inevitável, muito precisará ser reavaliado.
Atualmente, com a flexibilização de algumas regras sanitárias, as rotinas de trabalho ainda demonstram o impacto do home office e o retorno aos escritórios progride lentamente, trazendo-nos a realidade do trabalho híbrido.
Com tantos desafios, o que muitas empresas fazem é adaptar as rotinas do trabalho de escritório tradicional com o sistema remoto, reforçando o atualmente conhecido como modelo de trabalho híbrido. Nele, as empresas permitem que seus funcionários trabalhem remotamente em dias específicos, reunindo-se no escritório em outros dias.
Em um local de trabalho híbrido típico, os funcionários têm a opção de trabalhar em um escritório central, em casa ou dividir seu tempo entre os dois. Neste sentido, também existem algumas características físicas de um espaço que são adaptadas para um modelo de escritório mais flexível.
Em um modelo híbrido funcional, os funcionários transitam entre os espaços físicos e o home office com mais tranquilidade. Isso oferece mais liberdade e reforça a autonomia para escolher onde e quando fazer seu melhor trabalho.
Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens dessa tendência e considerar como o trabalho híbrido promete remodelar nossas relações com o ambiente de trabalho e o mercado, como um todo. Acompanhe conosco.
Vantagens do modelo de trabalho híbrido
1. Flexibilidade
Com um modelo de trabalho híbrido, um funcionário pode decidir quando, onde e como executar suas tarefas diárias. Isso permite que ele administre sua produtividade e exercite sua autonomia, principalmente quando não há a possibilidade de um gerente monitorar seu progresso diariamente.
Isso significa que os funcionários não precisam ficar presos a nenhum horário ou local específico para desempenhar suas funções. Com isso, eles podem escolher quando e onde trabalhar, seja em sua mesa em casa, em um espaço de coworking ou em seu computador enquanto estão em uma cafeteria.
2. Comunicação mais eficiente
Para implementar efetivamente um modelo de trabalho híbrido, uma empresa precisa determinar muito bem quais tipos de comunicação ocorrerão para conectar suas equipes. Por exemplo, dependendo da situação, eles devem decidir qual modo de comunicação preferem usar e qual modelo é mais funcional para determinado tipo de projeto.
Enquanto algumas pessoas podem achar que se comunicar por e-mail é fácil, outras acham difícil responder a e-mails. Muitos podem preferir mensagens instantâneas, enquanto outros preferem reuniões remotas. E assim temos diferentes modelos que podem ser adaptados a cada necessidade.
3. Custos reduzidos
Como nem todos os funcionários precisam trabalhar no local o tempo todo, um modelo de trabalho híbrido pode ajudar a economizar dinheiro. Enquanto as empresas não precisam manter tantos escritórios funcionando em conjunto, os funcionários também não precisaram se deslocar através de transporte próprio ou público. Obviamente, há também uma diminuição nas contas de serviços públicos e as refeições também são mais econômicas quando feitas em casa.
4. Maior produtividade
Quando o funcionário tem a liberdade de trabalhar quando e onde quiser, ele tende a se tornar mais produtivo. Como não está perdendo tempo ou energia no deslocamento, tende a fazer mais, organizar-se melhor e exercitar seu potencial sem a obrigatoriedade de horários definidos.
5. Qualidade de vida
Os trabalhadores que usam o modelo de trabalho híbrido gostam de ter a opção de trabalhar de casa e vice-versa. O fato de poderem trabalhar quando e onde quiserem torna a vida mais fácil, permitindo que eles se mantenham mais ativos, menos presos a horários fixos e menos estressados com o trânsito tão comum durante o período de deslocamento entre o trabalho e suas casas.
Os funcionários também podem aproveitar o tempo adicional para passar com a família e os amigos. Em alguns casos, as pessoas também podem usar o tempo extra para realizar tarefas domésticas para as quais geralmente não têm tempo, pois estão no escritório ou em trânsito.
Desvantagens do modelo de trabalho híbrido
Embora os benefícios de um modelo de trabalho híbrido pareçam vastos e vantajosos, também existem alguns aspectos a serem considerados antes de entrar de cabeça neste tipo de arranjo. Confira alguns:
1. Pode não ser adequado para todos os setores
Existem certos segmentos em que o modelo híbrido não será efetivo ou adequado. Áreas como manufatura, saúde, educação e varejo provavelmente permanecerão dentro do modelo de trabalho tradicional e será preciso avaliar profundamente a possibilidade de adoção do trabalho híbrido dentro delas antes de dar passos rumo a essa mudança.
2. Segurança
Algumas organizações temem que permitir que os funcionários trabalhem de casa crie riscos de segurança. Isso ocorre porque trabalhar fora do escritório pode dificultar o monitoramento das atividades dos funcionários, o que pode representar um risco a certas ameaças que são minimizadas ao trabalhar no escritório.
Na ausência das medidas necessárias, os funcionários correm o risco de perder dados essenciais ou confidenciais, ter seus dados corrompidos ou ficar propensos a sequestro cibernético ao trabalhar remotamente. Dessa forma, antes de permitir o modelo híbrido de trabalho, as empresas precisam avaliar quais medidas devem ser tomadas a fim de minimizar riscos futuros.
3. Esgotamento do funcionário
Enquanto alguns funcionários desfrutam da liberdade de trabalhar de casa, outros se sentem sobrecarregados. Eles podem se sentir estressados com os desafios de encontrar maneiras funcionais de acompanhar o trabalho e se manterem organizados.
Em alguns casos, os funcionários podem sentir a necessidade de fazer seu trabalho além do horário normal, o que pode levar ao esgotamento e à diminuição da produtividade. Para garantir o sucesso da empresa e a saúde do funcionário, é necessário avaliar os casos individualmente e fornecer as ferramentas necessárias para que cada pessoa possa se desenvolver de forma produtiva e livre de riscos.
Agora que você já conhece algumas das vantagens e desvantagens dos novos modelos de trabalho que o mercado apresenta atualmente, que tal se preparar para conquistar as melhores oportunidades dentro desse novo sistema?
Venha para a Centro Universitário Celso Lisboa e conheça todas as vantagens das modalidades digital e flex de nossos cursos de pós-graduação. Com uma metodologia inovadora, a plataforma Liga Online oferece ambiente on-line de qualidade onde todos os processos são focados no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais a partir de problemas reais.
2 Comentários
Pingback:Cinco soft skills fundamentais para você desenvolver - Blog - Celso Lisboa
Pingback:Oito formas de se destacar no mercado de trabalho - Blog - Celso Lisboa